13/03/2018

Meu filho é APLV. O que vou comer?

     
       
         A primeira de muitas duvidas é a alimentação restritiva. Como vai ser? O que vou comer? Enfim... vamos com calma. Você tem um mundo de possibilidades a sua frente... basta força de vontade, curiosidade e muito amor!
         Recebeu o diagnostico do seu filho? Ótimo. Vamos por partes. Ele ainda mama? Se sim a sua alimentação não pode conter absolutamente nada do alérgeno. No caso de leite de vaca você deve excluir alem de todos os leites de vaca (integral, desnatado, sem lactose, natural, liquido, em pó, etc) os seus derivados. Ai entram queijos, manteigas, margarinas, iogurtes etc. Mas apenas isso pode não ser suficiente.
          Você sabia que podem conter leite e outros alérgenos ate em colchoes? Isso mesmo....o leite esta presente em diversos itens desde cosméticos e higiene corporal, medicações e vacinas, a colchoes.... portanto a partir de agora você se tornara uma incansável leitora de rótulos alem de, é claro, confirmar as informações pelo SAC. 
          Mas o que eu vou perguntar? Por onde eu começo? Bem... pra começar entre em grupos de apoio com mães que passam pela mesma situação que você. Acredite você vai precisar conversar com pessoas que te entendem a fundo o que você esta vivenciando. Essa rede de apoio é essencial pra manter a calma e a sanidade que precisamos pra lidar com o preconceito, criticas, medos, duvidas... enfim.... faça isso. 
         Lá você vai encontrar listas de produtos limpos ou seja sem leite, derivados e traços e que não compartilham maquinário. Vai ser simples assim? Não. Sinto muito. Os fabricantes se reservam no direito de mudar a composição dos produtos sem aviso, logo você não deve confiar em tudo que esta nas listas. É muita coisa gente, algo pode passar despercebido e isso é perfeitamente normal. Selecione os produtos que possam te interessar e busque ligar para o SAC para confirmar se esse produto ainda continua seguro para o consumo ou uso de pessoas alérgicas ou se alguém tem alguma resposta de SAC recente.

         Tipo: Oi! Sou fulana e tenho um bebe com alergia as proteínas do leite de vaca, soja, ovo, etc. Gostaria de saber se o produto tal é isento das proteínas do leite, ovo, soja..... e se compartilha maquinário com algum produto que contenha leite, ou ovo, ou soja em sua composição? Agradeço desde já a atenção....
          Esperamos a confirmação e partimos para o teste....sim... eu recomendo testar....pois acontece de uns bebes reagirem e outros não... acontece de um bebe ter múltiplas alergias e isso a gente só descobre com o tempo.... Aqui por exemplo, Meus bebes são alérgicos a leite, ovo, soja... mas o diagnostico inicial foi apenas APLV. Com o tempo, as reações, contatos, investigações, vacinas... você vai percebendo possíveis outras alergias. E vai aprender a lidar com elas. 
           Depois de adquirir uma noção das marcas seguras você vai fazer um estudo de cardápio. Calma! Não é nada demais. Opções não faltam. Você só vai ter que se acostumar sem o pãozinho da padaria e as comodidades que a industria te fornece. Mas a base em si da nossa alimentação não leva leite e derivados. Arroz, feijão, macarrão, frango, peixes, carnes (algumas crianças alérgicas a proteínas do leite também reagem a carne inicialmente), frutas, verduras, legumes e temperos naturais( alho, oréganos, pimenta, sal, etc). Nada disso leva leite de vaca.  Então não se desespere. Você não vai passar fome. Muito menos o seu bebe!

          Estamos acostumados com os alimentos industrializados. Os mesmos alimentos cheios de conservantes, acidulantes, corantes, que apesar de práticos e com prazos de vencimento maior estão nos envenenando dia apos dia. A partir de agora você deve olhar para fora da caixa. Busque uma alimentação mais natural e caseira possível. Há solução para tudo. Mas nenhuma mudança positiva vem sem esforço. Sua família tem agora a chance de se alimentar melhor. O que você como mãe ou pai vai decidir?
           Lembre-se, não será fácil. Mas pode ser recompensador. 

          Então, seguindo a linha de raciocínio, vamos por partes para não confundir com tanta informação. Neste momento tenha a certeza de duas coisas:
     1- Você e seu bebe não vão passar fome e nem vontades. Mas você terá que colocar a mão na massa, se esforçar, se informar, buscar meios não industrializados ou comprar da rede de apoio para manter a alimentação de vocês. Com o tempo você se acostuma e começa a fazer isso no automático. Acredite, a mudança aqui é para melhor. Você estará garantindo a seu bebe uma qualidade de vida muito melhor do que aqueles que comem o que a industria fornece com as comodidades dos alimentos prontos.
     2- Você vai aprender a cozinhar. Olha, se eu consigo, você também consegue. Pode não ser na primeira ou na quinta tentativa.... mas você consegue. Por que mãe é isso. Mãe é superação, é transpor barreiras, pra dar ao filho o que ele precisa. E neste caso o que ele precisa é algo essencial a vida dele. Então vamos arregaçar as manguinhas ok! Estamos juntos nisso! Logo vou estar postando receitinhas para o dia a dia para cafe da manha, almoço e jantar. Calma... não esqueci dos lanches e festinhas. E você também pode já estar pesquisando receitinhas na internet. Ou mesmo fazer seus testes na cozinha substituindo ingredientes. So tenha a certeza de que vai dar tudo certo!

          Então fico por aqui. Ate a próxima pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post populares