10/03/2018

Meu filho é APLV. E agora?

         
          É normal se sentir sem rumo, sem chão após um diagnostico tão marcante. Afinal, nós não só gostamos de comer, como a comida é necessária a nossa sobrevivência.  Mas vejam pelo lado bom. Agora vocês sabem o que esta fazendo mal ao seu filho e acreditem VOCÊS PODEM fazer algo por ele. Mas vamos com calma... comecemos do começo.



     Em primeiro lugar respirem fundo! Não é o fim do mundo. A partir de agora vocês serão apresentados a um novo mundo, novos ingredientes, novos sabores, vamos voltar as origens e realmente conhecer aquilo que damos como combustível ao nosso corpo e aos de nossos filhos. Seja bem vindo a uma alimentação mais saudável.


      De antemão vocês encontrarão diversos obstáculos e enfrentarão a falta de conhecimento dos que vão julgar com base no que eles não entendem. Mas tenham paciência. Com o tempo vocês vão perceber quem realmente se importa com vocês e com os seus. Com o tempo vocês vão selecionar melhor quem querem perto de sua família e vão fazer isso com resignação e tranquilidade, pois só vocês sabem o que é melhor pra sua família.

          O que é APLV? A sigla significa Alergia as PROTEINAS do Leite de Vaca. Isso mesmo! São várias e no decorrer do tempo você vai se familiarizar com elas. Aos poucos as coisas vão se ajustando. Com a dieta de restrição da mãe (preferencialmente da família ou com o apoio dela) e a do seu bebe alem dos cuidados necessário para não haver contaminação, em alguns dias as proteínas saem do seu corpo e depois do corpo do seu bebe e, juntamente com o tratamento para aliviar as reações, os sintomas começam a sumir.

          O que é alergia? É uma reação do sistema imune a um determinado agente, como se fosse um potencial agressor, um vírus por exemplo. Neste caso o agente alérgeno são as proteínas do leite da vaca ( mas poderiam ser ovo, amendoim, soja, peixes, trigo etc). Essas reações podem atingir vários sistemas do corpo em separado ou em conjunto. O corpo produz anticorpos contra o alérgeno e luta com ele independente da quantidade a que foi exposto. Portanto que fique claro: UM POUQUINHO PODE MATAR SIM.


          As reações podem ser desencadeadas por ingestão, por contato ou mesmo por inalação. Pois é.... ferver leite em casa pode ser muito perigoso para um alérgico (assim como fritar um ovo para os alérgicos a ovo). As reações variam de pessoa para pessoa. 

          Apesar das alergias poderem ser desencadeadas em qualquer idade, normalmente se iniciam na infância e com a exclusão do alérgeno é comum que a criança adquira tolerância por volta dos 5 anos quando se trata de leite, ovo,trigo e soja. Já os alérgicos a amendoim, frutas secas e frutos do mar tendem a permanecer a vida toda.

         Os principais alimentos citados como causadores de alergias alimentares são normalmente de natureza proteica e são: leite, ovos, amendoim, castanhas, peixe, camarão e soja. Há muitos casos de alergias múltiplas, ou seja alergia a mais de um alimento. Assim como também há as alergias cruzadas, onde o alimento tem sua proteína muito parecida com a do alérgeno e o corpo acaba se confundindo e reagindo. 

          Finalizando este post, pra não confundir com a quantidade de informação de uma só vez, vocês devem entender neste primeiro momento duas coisas essenciais:

1) Alergia alimentar é DIFERENTE de Intolerância a lactose.
          Enquanto a alergia é uma reação do sistema imune como ja explicamos, a Intolerância é apenas uma dificuldade de digestão de determinado alimento. Embora os sintomas sejam incômodos geralmente não levam a morte e existe a possibilidade de consumir pequenas porções do alimento sem reagir o que NÃO PODE ACONTECER COM ALÉRGICOS!

2) Não será fácil. Mas a partir do momento que vocês entenderem a seriedade do assunto e o que isso significa na qualidade de vida e saúde do seu bebe as coisas fluirão com mais tranquilidade. Neste momento é essencial que a família se una em prol de um objetivo que é a segurança e o bem estar do filho(a). Sentem, conversem sério, pesquisem, estudem. O seu conhecimento vai lhes dar tranquilidade e argumentos para defender a vida de quem você ama.
          
Então ate a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post populares